sexta-feira, 12 de julho de 2013

MÉDICOS FORMADOS NO BRASIL PODERÃO SER TESTADOS NO "REVALIDA"



O exame de aptidão aplicado para médicos formados fora do Brasil, o chamado Revalida, poderá ser aplicado também em médicos recém-formados no país. De acordo com informações apuradas e publicadas hoje (12) pelo G1, o Ministério da Educação já discute a possibilidade de que as provas sejam aplicadas ainda neste ano, mas ainda em caráter de teste.

Em 2012, o Revalida reprovou 91% dos médicos formados no exterior que buscaram validar o diploma no Brasil. O baixo índice de aprovação é um dos argumentos utilizados pela classe médica brasileira que é contrária à contratação de médicos estrangeiros sem que haja a necessidade de que os profissionais sejam submetidos ao exame.

Entre os médicos formados em Cuba, por exemplo, o índice de aprovação em 2012 foi de 11%, contra 37% de Portugal, 26% da Venezuela e 20% da Argentina. Dos 560 brasileiros formados no exterior que tentaram validar o diploma no Brasil, 42 conseguiram a aprovação, o que corresponde a 7%.O Revalida é dividido em duas partes: a avaliação escrita e a avaliação das habilidades clínicas do candidato, que devem ter competência em cirurgia, medicina de família e comunidade, pediatria, ginecologia-obstetrícia e clínica médica.

Pelas leis atuais, os médicos formados em faculdades brasileiras não precisam passar pelo exame para que possam exercer a Medicina no país.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário