quarta-feira, 18 de setembro de 2013

DECISÃO DE DILMA PODE AFETAR RELAÇÃO COMERCIAL ENTRE BRASIL-EUA, DIZ 'FT'


Segundo jornal, decisão pode prejudicar Embraer, de olho em contratos nos EUA.

Uma reportagem publicada no diário financeiro britânico 'Financial Times' afirma que o adiamento da viagem de Estado da presidente Dilma Rousseff a Washington, marcada para o mês que vem, pode afetar as relações comerciais entre os dois países.
A decisão de Dilma, anunciada na terça-feira, foi motivada pelas denúncias de que a Agência de Segurança Americana (NSA) teria espionado comunicações da presidente e de empresas brasileiras, como a Petrobras.
'A briga ameaça provocar um retrocesso nos negócios entre os dois países, num momento em que a Embraer está de olho em contratos com departamentos militares americanos e em que a Boeing é uma das candidatas na disputa por um contrato com o maior país latino-americano para obter jatos de caça, afirma o texto, escrito por correspondentes do jornal em São Paulo e em Washington.
Leilão do pré-sal
A reportagem diz que o mal-estar nas relações entre os dois países ocorre semanas antes da realização do leilão da primeira área do pré-sal. E para analistas ouvidos pela reportagem do FT, por causa das alegações de espionagem contra a Petrobras, 'o governo brasileiro ficará menos inclinado a conceder campos de exploração a petroleiras americanas'.
'Os riscos para companhias americanas operando em setores sensíveis com obstáculos políticos e até operacionais aumentaram, como é o caso das áreas de defesa, telecomunicações e energia.'
O texto ainda avalia que os riscos de uma viagem agora seriam maiores do que os benefícios, diante da possibilidade de que novas denúncias de espionagem contra o governo brasileiro fossem divulgadas enquanto Dilma estivesse em Washington.
Fonte:globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário