quinta-feira, 19 de março de 2015

PARA GUSTAVO CARVALHO,CDP DE APODI SERVE DE MODELO PARA PRISÕES DO RN


Em pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (19), o deputado Gustavo Carvalho (PROS) sugeriu a formação de uma comissão para visitar o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município de Apodi, apontado pelo parlamentar como referência em todo o país. Para ele, o modelo adotado no município deve servir de exemplo para todos os demais CDPs do Estado.

“Temos no Rio Grande do Norte um exemplo de grande sucesso dentro do sistema prisional do Estado. Enquanto muitos presos em outras penitenciárias estavam se rebelando, os presos em Apodi oravam pela paz nos presídios. Precisamos conhecer esta situação de perto no intuito de compartilhar essa experiência tão exitosa e contribuir com o Governo”, disse Gustavo.

Segundo o deputado, o sucesso do CDP de Apodi se deve à parceria entre a direção do presídio, a Justiça e o Ministério Público. Gustavo Carvalho chamou a atenção para o fato do CDP ter sido construído sem repasse financeiro do Governo, utilizando apenas recursos da comarca de Apodi, oriundos da arrecadação de penas pecuniárias.

“Diante de uma parceria tão bem sucedida, sugiro que o Governo se reúna com agentes penitenciários, juízes e promotores para que esse modelo seja compartilhado e replicado em todos os demais Centros de Detenção do Estado”, afirmou Gustavo.


O Parlamentar elogiou o trabalho do Governo do Estado no combate á crise do sistema prisional. Para ele, a situação foi contornada com ações imediatas do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), implantado pelo governador Robinson Faria (PSD).