domingo, 8 de setembro de 2013

INSCRIÇÕES NO PRONATEC VÃO ATÉ O DIA 16

Brasília - Aqueles que querem fazer um curso técnico gratuito têm até o dia 16 para se inscrever no portal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas foram ofertadas em cidades das cinco regiões brasileiras e serão preenchidas por ordem de inscrição. Para concorrer, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. 
A oferta varia de cidade para cidade e também muda a cada instante. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a consulta por vaga deve ser feita pelo interessado diariamente. Quando o inscrito não faz a matrícula no prazo de dois dias úteis após a inscrição, a vaga retorna para o sistema e é reaberta. As vagas são remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que selecionou os estudantes pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Sinthia Martins matriculou-se esta semana no curso de técnico em informática para internet no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Ela, que faz faculdade na área de segurança da informação, buscou o curso técnico para complementar o que estuda na graduação. "O mercado tem muita oportunidade, mas para quem está bem qualificado. Ter só um diploma não adianta. Tem que estar sempre se atualizando". A estudante fez a inscrição no Sisutec, mas não foi selecionada. Acompanhou na internet a reabertura das vagas pelo Pronatec e, logo que a lista de oferta foi disponibilizada, ela solicitou a vaga.  
Sinthia abandonou o ensino médio com 18 anos, casou-se, teve dois filhos e largou os estudos. Agora aos 29 anos, ela voltou para a sala de aula. Ela diz que sempre gostou de informática, o marido atua na área e juntos trabalharam em uma lan house. Depois de uma graduação e um curso técnico, Sinthia tem um sonho: "quero ser uma profissional disputada". No Iesb, até sexta-feira (6), das 4.480 vagas ofertadas no Sisutec, mil ainda estavam disponíveis.
Para ajudar quem tem vontade de participar do programa, mas não sabe qual curso escolher, o Ministério da Educação elaborou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que contém informações sobre cada curso, habilidades exigidas do candidato, atividades e número de horas da formação, entre outros dados.
Depois de decidir e verificar a oferta, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação na hora de se inscrever: o certificado de conclusão e o histórico escolar do ensino médio, a certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou de Trabalho, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), uma foto 3x4 recente, o título de eleitor e comprovante de votação e o comprovante de residência.
A primeira edição do Sisutec ofereceu 239.792 vagas em instituições da rede pública, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. Ao todo, foram 383.080 inscritos no Sisutec.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário