quarta-feira, 24 de julho de 2013

APÓS DESCANSO, PAPA FRANCISCO VIAJA A APARECIDA; VEJA AGENDA DA JMJ




















Após um dia de descanso pleno, o papa Francisco inicia nesta quarta-feira sua agenda de atividades oficiais da Jornada Mundial da Juventude. Nele, o Santo Padre se desloca e dorme em Aparecida, de onde retorna ainda hoje para assumir, na quinta, uma intensa agenda no Rio de Janeiro. A viagem desta segunda constitui um dos momentos mais especiais para o Papa, que afirmara seu desejo de ir à cidade de São Paulo no exato momento em que soube que viria para o Brasil. Francisco deve partir às 7h45 de avião ao Aeroporto do Galeão em direção a São José, a 70 km de Aparecida, para onde segue de helicóptero. Inicialmente, toda locomoção seria feita por meio de helicóptero, mas o mau tempo que afeta o Sudeste impôs o uso de avião.

Já em Aparecida, o Papa participa às 10h da veneração da imagem da Virgem na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Meia hora depois o local sedia uma missa com homilia do Santo Padre. Às 13h, Francisco almoça com o Séquito Papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e os seminaristas locais do Seminário Bom Jesus.O Papa retorna por volta das 16h para o Rio de Janeiro onde, às 18h30, encerra sua agenda com visita ao Hospital São Francisco de Assis na Providência. O trajeto do aeroporto até o hospital será feito inteiramente em um carro coberto, mudando a previsão inicial de empregar também o carro aberto. ​ À parte a agenda do Papa, o dia tem também como destaque o início das catequeses e segue com a Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista.
Abertura oficial

A terça-feira foi de descanso para o Papa, mas de intensas atividades para os demais peregrinos da JMJ. Milhares de jovens participaram de atividades pelas paróquias da cidade e da Feira Vocacional na Quinta da Boa Vista.À medida que o dia avançava, o tempo do Rio de Janeiro ia adquirindo ares invernais com queda da temperatura, vento e pancadas d’água. O ambiente se manteve até o início da noite, quando teve início em Copacabana a missa de abertura oficial da JMJ, conduzida pelo arcebispo Dom Orani Tempesta.

O frio, todavia, não impediu que pelo menos 500 mil pessoas ocupassem a praia para com bandeiras de dezenas de nações para ver os shows de abertura e acompanhar a homilia de Tempesta. Nela, Dom Orani falou sobre a “crise de valores” da sociedade e apostou nos jovens como a esperança do futuro. Ele também lembrou os jovens mortos na tragédia de Santa Maria (RS).Nas ruas, a terça-feira não viu os protestos do dia da chegada do Papa, mas a cidade viveu um dia de novos transtornos e engarrafamentos pelas mudanças no trânsito, que incluíram isolamentos parciais em Copacabana. Durante a tarde, uma pane elétrica interrompeu o funcionamento do metrô. A previsão, todavia, é de mais chuva até o final da semana na capital carioca.

 Papa Francisco no Brasil

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.


Fonte: Terra Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário