sábado, 14 de setembro de 2013

SAÚDE DO RN PROMOVE 'DIA D' DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL

Expectativa é imunizar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos.
Atendimento acontece das 8h às 17h, em postos definidos pelas secretarias.

A Secretaria da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte promove neste sábado (14) o 'Dia D' da campanha anual de vacinação contra a raiva animal. Iniciada no dia 14 de agosto, a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental é imunizar 695 mil animais, sendo 487 mil cães e 208 mil gatos durante toda a ação.
A campanha será intensificada nos centros urbanos, com atendimentos das 8 às 17 horas, em postos fixos definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS). A expectativa é de que pelo menos 70% das vacinações sejam realizadas neste fim de semana. Para vacinar os animais é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. O documento também poderá ser feito no local.
De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Ambiental, Iraci Nestor, o 'Dia D' foi criado para estimular a adesão da população à campanha. “A população precisa aderir para que nenhum animal fique sem atendimento e não corra o risco de contrair a raiva. A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado. Apesar de ser quase sempre letal, tanto para humanos como para os animais, é 100% evitável através da aplicação de soro e da vacina antirábica”, enfatizou.
Segundo a técnica do Programa de Controle da Raiva da Sesap, Jeane Suassuna, no Rio Grande do Norte existem Centros de Controle de Zoonozes em Natal, Parnamirim, Mossoró, Currais Novos, Serra Negra do Norte e Caicó. Os CCZs, como são chamados, são órgãos responsáveis pelo controle e enfrentamento da raiva animal. Nos municípios que não possuem estes centros, a população deve procurar as Secretarias Municipais de Saúde.
Fonte: G1.RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário