quarta-feira, 19 de março de 2014

AGRICULTORES ESPERAM UM BOM INVERNO PARA 2014


Olhos para o alto, mãos firmes segurando a enxada inseparável, e a esperança renovada de um ano de bom inverno. Na crença do sertanejo, o dia de São José  prenuncia como será o inverno no Semiárido nordestino. Se chover é sinal de que o ano vai ser bom para a agricultura. A fé do homem do campo que move montanhas tem fundamento climático. Março é o mês de maior quantidade de chuvas no Sertão. Em 2014, o terceiro mês do ano é aguardado com expectativa. 

Depois de enfrentar três anos de estiagem severa, as previsões climáticas para a região são mais alentadoras. Especialistas apostam que esse ano ainda pode chover abaixo da média histórica, mas nada comparado aos índices de 2012 e 2013. A água precisa cair para reverter a situação crítica dos reservatórios e garantir a retomada da produção agropecuária. O dia de São José é especial é um dia de ansiedade e esperança para milhares de agricultores nordestinos, que, prejudicados pela seca que afeta a região há mais de dois anos, esperam encontrar no céu uma promessa de prosperidade para suas plantações.


Conforme a tradição religiosa, é preciso chover neste Dia de São José, para que o ano seja bom em termos de chuva e a colheita satisfatória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário